segunda-feira, 12 de maio de 2014

Opinião: Misery de Stephen King


     Hello, hoje venho falar-vos de um livro que já li à algum tempo e que faz parte dos meus favoritos. É o Misery, de Stephen King. Este livro conta a história de um autor de livros românticos que tem um acidente de viação e acorda num quarto desconhecido.  Paul Sheldon vem a descobrir que a sua fã número 1, Annie Wilkes, uma ex-enfermeira, o resgatou e levou para sua casa. Paul escreve romances vitorianos cuja personagem principal é Misery e quando Annie descobre que no mais recente livro dessa saga, a 'sua' Misery morre, fica simplesmente louca. Pior ainda, o autor decidiu mudar o tema do seu próximo trabalho. Annie ao ver o manuscrito, afirma que ele é melhor que isso e que apesar de ser um trabalho de que se sente orgulhoso, é uma porcaria cheia de violência e blasfémia. Decide então obrigá-lo a escrever um novo livro onde Misery regressa, através de tortura.


     Este livro é escrito na perspectiva de Paul e normalmente, quando um livro inteiro é escrito do ponto de vista de uma só personagem, deixa algo a desejar pois certamente a personagem não estará em todos os locais onde ações importantes para a história decorrem. No entanto, neste livro acho que é uma grande mais valia, pois o que sabemos é o mesmo que a personagem sabe. Ele encontra-se cativo de Annie e este tipo de narração faz sentir como se estivesse-mos presos com ele. Passa tudo sobre os sentimentos dele e de como toda a tortura a que é sujeito o afeta mentalmente. Na minha opinião, é ai que o autor se distingue, na sua habilidade de retratar tão bem a mente humana, o que nela se passa e o que motiva certos comportamentos. 


     Outra coisa que gostei bastante foi de ao longo do livro poder-mos ler pequenos excertos do livro que Paul está a escrever para Annie, ou seja, do novo livro de Misery. Ela não é suficientemente inteligente para o perceber mas neste livro, foram incluídas personagem que representam Annie e a sua tirania. Acho o nome do livro bastante irónico, pois não só se refere ao nome da personagem do livro de Paul, mas também ao facto de essa personagem o ter posto na sua miséria atual.


    Finalmente, as cenas de tortura. Não quero revelar muito, pois não quero dar spoilers, mas as cenas de tortura... Não é o primeiro livro que li deste autor, portanto já estava ciente do seu poder de descrição de coisas horríveis e nojentas também. Vou só dizer que há uma cena particularmente sangrenta em que eu tive literalmente de parar de ler. A minha parte favorita é mesmo a Annie, que pensa que faz tudo por bem mas é claramente uma psicopata sem remorsos que faz tudo para ter o seu livro, e sejamos honestos, até certo ponto, podemos todos relacionar-nos com isso ;)


     Recomendo mesmo este livro, gostei muito e acho que é uma leitura fenomenal para quem gosta deste tipo de livros. Misery foi adaptado ao cinema em 1990, sendo realizado por Rob Reiner e protagonizado por James Caan e Kathy Bates. 

4 comentários:

  1. Wow, eu estou ofegante com a tua revisão ela conseguiu tirar o melhor da minha atenção pela revisão, a meu ver, e o pior dos meus presentimentos quanto ao rol da ação. Coloquei-me mesmo na pele do autor, vítima da sua própria obra, ironicamente.
    Achei foi insuficiente o que tu contaste, curiosamente despertaste-me um vago interesse e simplesmente usaste as palavras certas para eu querer mergulhar nessa leitura (com uns arrepios extra). É imaculável dizer-te que fizeste um bom trabalho é pouco também, congratulo-te e coloco uma questão: Posso esperar mais bons resumos teus de livros como este?

    Best wishes :D

    ResponderEliminar
  2. muito obrigada :)
    claro que viram aí mais reviews mas obrigada a serio :)

    - Patricia

    ResponderEliminar
  3. Ola leitora. Apesar de não ser uma leitora como tu e o Miguel, tenho começado a ler e foi muito por vossa causa.
    Confesso que amei esta review assim como vou amar ler este livro que comprei logo após ter lido esta review, ainda no dia em que esta saiu.
    best wishes!

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, acredito mesmo que vás gostar do livro :)

    - Patricia

    ResponderEliminar