sábado, 10 de maio de 2014

Desabafos sobre Harry Potter

       Tenho andado a retomar as minhas leituras potterianas. Comecei recentemente a ler Harry Potter e o cálice de fogo e não me arrependo nada de só ler Harry Potter agora que tenho 18 anos. Muita gente leu quando era criança, tanto que esta é uma saga que está categorizada na secção infanto-juvenil, mas eu acho que HP não pode ser categorizado desta maneira, pois este tipo de livros são bons de se ler a qualquer idade. Contudo, acho que teria gostado de ler HP quando era mais novo... quando passava os meus dias em casa a ver os dois primeiros filmes. Mas como nesta altura eu não tinha as capacidades de leitura nem os gostos literários que tenho hoje, ler HP agora é muito melhor, pois com uma mentalidade mais crescida, consigo apreciar tudo o que há de bom nesta saga.


       Já me tinha esquecido de como é boa e divertida a escrita da J. K. Rowling. Todo aquele mundo pormenorizado e empolgante me prende ao livro a cada página que leio. Algumas personagens já me fizeram rir bastante. Sem dúvida, ler Harry Potter é sempre bom para renovarmos a nossa leitura, e com isto quero dizer que, com alguns livros que me desiludiram recentemente, outros que não me surpreenderam assim tanto como surpreenderam outras pessoas (como por exemplo A revolta, de Suzanne Collins, e TFIOS, de John Green ), ler HP é como regressar às raízes... regressar aos livros que têm um grande significado para mim e que eu sei que não me vão desiludir. Mesmo que eu saiba o enredo de cor e já saiba o desenlace dos mesmos, ler Harry Potter é sempre surpreendente e divertido.


       Apesar de tudo, verifiquei neste quarto livro que a J. K., por vezes, desenvolve de mais as coisas. Quer dizer, é bom por vezes a autora dar pormenores ao enredo e desenvolver diálogos e explicações de determinadas coisas, mas acho que por vezes é exagerado, havendo certas partes nos livros (poucas) que se tornam um pouco sem interesse. Um exemplo disso é o capítulo em o cálice de fogo, em que J. K. descreve ao pormenor o jogo da taça mundial de Quidditch. A meu ver, este capítulo não tem grande importância.
       Uma coisa que os livros me estão a ajudar a fazer é conhecer melhor as personagens. Tenho andado a perceber que, na realidade, Amos Diggory é um grande convencido indelicado e inconveniente. Também tive a oportunidade de ver o quanto o Percy Weasley é convencido, sendo o único Weasley que não é simples e humilde.


       E isto é o que sinto a ler Harry Potter! Ainda não terminei o livro mas já li mais de metade. Quando terminar não farei análise nem sinopse. Penso que não valha a pena, visto que se trata de Harry Potter, não é? Desta Fantástica colecção que mostro nas fotos (as edições em português são minhas, em inglês da Patrícia), só me falta comprar o Talismãs da morte, que já ando à alguns meses atrás dele em lojas em 2ª mão. À Patrícia falta-lhe o Order of the Phoenix.

       Mischief managed

2 comentários:

  1. Bom dia caro leitor, admiro esta sua última 'review' face às anteriores. Considero-a genuína, simples e uma crítica construtiva direta.
    Parabéns pelo trabalho!
    Cumprimentos.

    P.s: Ganhou mais um seguidor :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado por essas palavras! Obrigado por nos seguir e fique atento a novos posts... daqui para a frente talvez haja mais alguns sobre Harry Potter :)

      Miguel Ângelo

      Eliminar