segunda-feira, 21 de julho de 2014

Opinião: Percy Jackson e os Ladrões do Olimpo de Rick Riordan



     Olá! Hoje vou dar a minha opinião sobre o 1º livro da saga Percy Jackson, Percy Jackson e os Ladrões do Olimpo. Esta é a história de um rapaz de 12 anos que tem défice de atenção e dislexia. Numa visita de estudo é atacado por uma fúria, a sua professora de matemática. Depois de mais alguns acontecimentos estranhos, é levado pela sua mãe e o seu amigo Grover para o campo de mestiços, onde descobre que é filho de um Deus. O raio mestre de Zeus foi roubado e Percy é acusado pelo roubo e vai então numa missão para recuperar o raio, a sua mãe e provar a sua inocência.


     Eu pessoalmente gostei bastante deste livro. Foi uma leitura super rápida e ótima para o verão. O conceito em si é muito interessante. Percy é disléxico porque está 'programado' para ler em grego e o seu défice de atenção são os seus instintos de sobrevivência. Gostei de ver o que acontece aos filhos dos deuses e como os Olimpos se adaptam à evolução da sociedade. A explicação do porquê de estarem na América foi satisfatória, mas acho que é um bocado chato a maioria dos livros se passarem nesse país. 


     As personagens são muito boas. O Percy é o tipo de personagem com o qual é impossível não simpatizar. A Annabeth é muito inteligente, sarcástica e uma personagem femenina muito forte apesar da sua idade. O Grover é o amigo engraçado e supostamente o protetor do Percy, mas é incompetente no seu trabalho, o que cria momentos super engraçados! Senti que as relações entre eles eram bastante realistas. A maneira como se tratam 'mal' uns aos outros e são sarcásticos. Em comparação ao filme (que sinceramente é muito mau) as personagens têm muito mais personalidade, têm uma razão de fazer as coisas e distinguem-se umas das outras. No filme senti que estavam lá por estar e faziam as coisas porque era o que a história pedia. Além disso, por terem aumentado as idades dos protagonistas cortaram muitas cenas que em filme teriam sido fantásticas e na minha opinião, eliminaram as hipóteses de esta série se tornar num grande franchise como o Harry Potter, pois acho que existia potencial para isso.


     Recomendo este livro a toda a gente, especialmente se gostarem de mitologia grega e ação. Acho que em termos de nível de leitura se equipara um pouco aos primeiros livros do Harry Potter, pois as personagens têm 12 anos e por isso é um livro mais leve. Estou ansiosa por continuar a série e acho que à medida que as personagens envelhecem a história também amadurece.

1 comentário:

  1. Esta série tornou-se uma das minhas preferidas, neste momento estou a meio do último livro e estou a adorar! De toda a série o primeiro livro é o que menos gosto mas também vi o filme primeiro, para mim a história torna-se muito mais apelativa conformse se vai lendo os livros :)

    ResponderEliminar