sexta-feira, 20 de junho de 2014

TAG: Livros Opostos

       Olá leitores! Hoje trazemo-vos uma nova TAG, a TAG dos livros opostos. Esta TAG foi criada pelo Bruno do canal A minha estante. Se quiserem ver o video dele cliquem aqui. Esta TAG é composta por um conjunto de 10 questões, em que temos de referir dois livros que são opostos numa determinada característica. Vamos a isso!

     1. Primeiro livro da a colecção / Último comprado

     Miguel: O primeiro livro da minha colecção é um livro q já está na minha casa à mais tempo que eu e que, agora, faz parte da minha estante. Esse livro é Gulliver - viagem a Liliput, de Jonathan Swift. / O último adquirido são dois e são a minha primeira compra no BookDepository. São eles o The Great Gatsby, de F. S. Fitzgerald, e o Uglies, de Scott Westerfeld. Já tenho o Gatsby em português e simplesmente amei a história, por isso comprei em inglês com a capa azul original, para o reler durante o Verão.

     Patrícia: Eu podia ter vários livros de infância que seriam os primeiros da coleção, mas neste caso vou escolher o Hércules da Disney. Este livro é o meu favorito, assim como o filme é o meu favorito da Disney. O último livro que comprei foi o Night Circus, de Erin Morgenstern, no Amazon e ainda não chegou :(


     2. Um livro que foi barato / um que foi caro

     M: Os livros mais baratos que tenho são os que compro em 2ª mão. De entre esses, o mais barato de todos é O doente inglês, de Michael Ondaatje. Não me lembro bem, mas acho que me custou apenas 1,50€. / Por outro lado, os mais caros que comprei são A revolta, de Suzanne Collins, e Insurgente, de Veronica Roth. Ambos custaram, se não me engano, o mesmo: 13,95€. Normalmente, tento sempre aproveitar promoções e livros em 2ª mão, para gastar o menos possível. 

     P: Tal como o Miguel, compro muitos livros em segunda mão. À pouco tempo decidi que queria começar a fazer a coleção do HP em português e consegui comprar o Harry Potter e a Pedra Filosofal a 50 cêntimos... sim, 50 cêntimos! E está basicamente como novo, só está um pouco badalhoco nos lados. O livro mais caro que comprei foi A Cúpula de Stephen King, que custou 18,80€. 



     3. Com protagonista masculino / Com protagonista Feminino

     M: Para o protagonista masculino, vou escolher a saga Harry Potter e acho que não preciso de dizer o porquê. :) / Para protagonista feminino, vou escolher a trilogia Divergente. A protagonista é a Tris e, apesar de não ser uma das minhas personagens preferidas de sempre, identifico-me bastante com ela, pela sua força e coragem em fazer uma mudança drástica na sua vida, devido ao facto de não estar feliz.

     P: Para os meninos vou escolher o Eragon, de Christofer Paolini. Ele é tem um dragão  (ou uma dragona??), por isso ganha a todos. Para as meninas vou escolher a Clary de Cidade dos Ossos, da autora Cassandra Claire. Ainda não li mas já está na minha estante e tenho muita curiosidade mesmo!



     4. Um livro lido rápido / um que demorou mais para ler

     M: Um livro que li rápido foi A Metamorfose, de Franz Kafka. O livro nem chega a ter 100 páginas, mas não deixa de ser um clássico muito bom. Se quiserem ler a análise que fiz deste livro, cliquem aqui. / O livro que demorei mais tempo a ler foi Harry Potter e o Príncipe Misterioso. Este foi o primeiro livro que li do HP. Li-o quando tinha uns 10 anos e como na altura não tinha muito o hábito de ler, demorei uns bons meses para acabar o livro, mas agora consigo ler HP em pouco mais de uma semana. 

     P: A Quinta dos Animais, de George Orwell, foi um livro que li mais ou menos em dois dias. É pequeno e foi uma boa leitura para descontrair do stress dos exames. Acho que é um dos livros que toda a gente tem de ler... gostei bastante. Um livro que demorei bastante a ler, e pode ser um pouco chocante porque é um livro maravilhoso e fantástico que eu adorei imenso, foi o Hobbit, de J. R. R. Tolkien. Demorei mais ou menos um mês a ler porque queria dedicar-me mesmo a estudar e então só lia praí uma página por semana. 


     5. Com capa bonita / Com capa feia
     
     M: A capa mais bonita que tenho na estante é, sem dúvida, a capa do livro O filho do capitão Grant na América do sul, de Júlio Verne. Por mais livros que compre acho que nunca conseguirei ter uma capa mais bonita e com mais pormenor que esta. / A capa mais feia da minha estante é a do livro Tales of the Jazz Age, por F. S. Fitzgerald, pelo simples facto de a capa do livro ser toda preta e com a cara do Brad Pitt (pois ele protagonizou o filme baseado num dos contos deste livro, O Estranho Caso de Benjamin Button). Para tornar a capa ainda mais feia, a editora teve a 'brilhante' ideia de alterar o título do livro para O Estranho Caso de Benjamin Button, como se o livro fosse composto só por este conto. -.-'

     P: As minhas capas favoritas são as da saga Casa das Comarré. São muito bonitas e têm imagens da personagem principal simplesmente lindas. A capa que eu acho mais feia dos meus livros é de Veronika Decide Morrer de Paulo Coelho. Encontrei este livro na estante dos meus pais e quero ler, mas a capa é estranha e não gosto.  


     6. Um livro português / Um livro internacional

     M: Um dos livros nacionais que tenho e que quero muito lê-lo é As intermitências da morte, de José Saramago. Quero também ler mais livros do autor. / Para um livro internacional vou escolher O Grande Gatsby, de F. S. Fitzgerald, pois é o meu clássico e o meu autor favorito. :)

     P: Para livro de um autor português vou escolher o último que li, Os Maias de Eça de Queirós. Eu gostei bastante e fiz um desabafo sobre o livro. De autor internacional vou escolher a Volta ao Mundo em 80 Dias de Júlio Verne. Já o tenho na minha estante, quero ler vários livros do autor, pois já conheço as histórias por alto e quero saber mais. 


     7. Um livro mais fino / Um mais grosso

     M: O livro mais fino que tenho é uma peça de teatro e chama-se Os Persas, de Ésquilo. Tem apenas 72 páginas. Li-a para a faculdade e não foi das minhas peças favoritas. / O livro mais grosso que tenho já tinha falado nele no BookHaul de Maio. É O Nome do Vento, de Patrick Rothfuss, e tem 976 páginas!

     P: O livro mais fino que eu tenho é O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, de Jorge Amado. Este livro é obrigatório ler no 2º ciclo e lembro-me que na altura foi um livro que gostei bastante e que me marcou. O livro mais grosso que eu tenho é Harry Potter and the Order of the Phoenix. Tem duas mil páginas e um dia vou acabar de o ler.


     8. Um livro de ficção / Um de não ficção

     M: Um livro de ficção que tenho, não li e quero muito ler é A Guerra dos Tronos, por George R. R. Martin. Acompanho a serie televisiva e simplesmente adoro-a! / Um livro de não ficção que tenho e que, por acaso, não gostei muito, foi O Fim da Inocência, de Francisco Salgueiro. 

     P: Eu, sem dúvida que prefiro livros e ficção a não ficção. É tão bom poder entrar num mundo que não se relaciona necessariamente com o nosso... Para livro de ficção vou escolher A ilha do tesouro de Robert Louis Stevenson. O Miguel deu-me este livro, acho que vai ser bom lê-lo agora no verão. Eu nunca fui muito boa a história, nem sequer gostava muito desta disciplina. No entanto gosto de algumas alturas da história, principalmente as relacionadas com guerras e assim... Portanto o livro de não ficção que vou escolher é Os Grandes Monstros da História, que fala sobre imperadores, ditadores... que fizeram coisas atrozes no decorrer das suas vidas e que até hoje marcam a humanidade. 


     9. Um livro meloso / Um livro de acção

     M: Um livro meloso que tenho é The Fault in our Stars, de John Green. Para lerem a minha opinião sobre este livro cliquem aqui. / Um livro de acção que li recentemente e me surpreendeu bastante foi o Insurgente, de Veronica Roth. Em breve faremos opinião conjunta deste livro aqui no blog.

     P: Eu não sou o tipo de pessoa que aprecia filmes melosos e por essa razão acho que também não vou gostar desse género de livros. Portanto, para mim foi um pouco difícil escolher um livro para esta categoria. Escolhi a Lua Nova, da saga Twilight. Li os dois primeiros... O Crepúsculo não gostei nem desgostei mas a Lua Nova fez-me mesmo não querer ler mais a saga. Enfim... eu pessoalmente não aprecio histórias em que o romance está primeiro que tudo o resto. Para livro de ação escolhi o Em Chamas, da trilogia Jogos da Fome. Para mim, dos três, este é o que tem mais ação e onde acontecem mais coisas de seguida. É também o meu favorito da serie. 


     10. Um livro que te deixou feliz / Um que te deixou triste

     M: Um livro que me deixou feliz foi Harry Potter e o Cálice de Fogo. Eu adoro a saga mas este é, até agora, o meu livro favorito. :) / Um livro que me deixou triste foi O Fim da Inocência, de Francisco Salgueiro. Eu não cheguei a ler o livro todo pois fui-me apercebendo de que não gosto daquele tipo de histórias nem aquele tipo de escrita, mas sem dúvida, o que me deixou mais triste neste livro foi saber que uma história daquelas é verídica... Como é que aquilo que é retratado no livro pode ser real!? Quem conhece o livro certamente percebe o que quero dizer. 

     P: Um livro que me deixou bastante feliz foi O Hobbit, de J R. R. Tolkien. Lembro-me que enquanto o lia, fez-me rir bastantes vezes... É maravilhoso! Um livro que me deixou triste foi Harry Potter and the deathly hallows, porque é o livro final da saga. Apesar de achar que foi um bom final, queria ter lido mais sobre o que se passa nesse mundo. 


*****

       Esta foi a nossa segunda TAG aqui no blog! Esperemos que tenham gostado. Continuem atentos pois brevemente publicaremos mais posts no blog. Temos andado desaparecidos porque estamos um pouco ocupados com outras coisas, mas prometemos publicar mais coisas.
       Boas leituras! :)



2 comentários:

  1. Eu como visitante assíduo do vosso blog tenho q salientar que a vossa paixão de raiz pela leitura é bem visível na progressão de cada post. Muito obrigado por abrirem-me horizontes para também preencher a minha estante com estupendas sugestões como as que encontro aqui.
    Viva o blog :D

    ResponderEliminar