quarta-feira, 23 de abril de 2014

Top 5 Miguel



     Esta saga é a minha infância. Os filmes tiveram uma grande importância para mim quando era criança. Passei tardes infinitas a ver e rever os filmes (na altura, ainda apenas o primeiro e o segundo). Só mais tarde comecei a ler os livros, mas nunca é tarde demais para explorar esta história. :)


     Esta é uma trilogia que era para ser mais do que 3 livros, mas infelizmente, o autor Stieg Larsson faleceu quando escrevia o quarto livro da serie. Desta trilogia fazem parte Os homens que odeiam as mulheres, A rapariga que sonhava com uma lata de gasolina e um fósforo e A rainha no palácio das correntes de ar. O que eu mais gosto nestes livros é a escrita do autor. Este descreve o dia a dia das personagens, mas faz do realismo algo empolgante. São histórias cheias de pormenores e muito interessantes pois podemos ainda adquirir conhecimentos de cultura geral. Só me falta ler o terceiro livro da trilogia Millennium para a poder concluir, mas os dois primeiros já são uns dos meus livros favoritos. 


     Apesar de não ter gostado do terceiro livro, a trilogia The Hunger Games faz parte do meu top 5. Gostei bastante da sociedade que a Suzanne Collins criou. Todo o regime ditatorial e a miséria em que vive o povo de Panem faz-me pensar se a raça humana poderá um dia voltar a viver as circunstâncias de épocas como a de Salazar... Pensamos sempre que o futuro é inovação mas será que é sempre assim? Para além do mais, tenho de admitir que os jogos me deixam super empolgado, apesar de saber que não são uma coisa bonita de se ver.


     Este livro faz parte do meu top 5 pois adoro a escrita do F. Scott Fitzgerald. É bastante detalhada e cheia de emoção. O escritor norte-americano descreve os sentimentos das personagens, na minha opinião, de uma forma fantástica. O grande Gatsby é uma das suas mais notáveis obras, pois relata a história de um homem que, apesar de ter só riquezas à sua volta, sente-se vazio por dentro, como se não tivesse nada... Pois o amor da sua vida não está com ele. Esta é, sem dúvida, uma obra para ler e reler vezes sem conta. 


     Em último, mas não é por isso que é menos importante, estão as poesias de um grande poeta português. Fernando Pessoa é, sem dúvida um poeta muitíssimo talentoso. Amei os seus poemas desde que os li pela primeira vez na escola. Identifico-me bastante com a sua personalidade e com o seu "eu"  interior (e também com os seu vário "eus").
     Dos seus poemas gosto de ler de tudo um pouco. Contudo, os meus heterónimos favoritos são Ricardo Reis e Álvaro de Campos. Tenho alguns poemas predilectos, como A Tabacaria e O Poema em Linha Recta, de Álvaro de Campos, mas qualquer poema do universo de Pessoa é fantástico, para mim.

2 comentários:

  1. Jogos da Fome e Harry Potter adoro!
    Ja li também o O Grande Gatsby e gostei muito, muito.
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Gatsby estava a pensar em reler em inglês, porque acho q um clássico daqueles vale a pena ser explorado na língua original.
      THG eu gosto mas o terceiro livro desiludiu-me... mas mesmo assim adorei a história e toda aquela sociedade distópica e totalitarista.

      Eliminar